Quando surgem dores nas costas, lesões e doenças reumáticas, como a artrite, são habitualmente apontadas como as responsáveis. Porém, segundo especialistas contactados pelo Daily Express, também podem ser sintoma de diferentes tipos de tumores malignos.
Eis os três tipos de cancro que, de acordo com o jornal, causam dores excruciantes nas costas:
Leia Também: Este cancro é dos mais mortais mas preveni-lo está nas nossas mãos
1- Cancro da bexiga
Este tipo de cancro tem normalmente origem nas células de revestimento da bexiga, ou seja, no urotélio. Os sintomas, como vontade frequente de urinar, não são exclusivos. Isto é, podem aparecer noutras doenças, nomeadamente infeções. Mas, afinal, a dor na zona lombar pode ser um sinal de alerta.
As dores lombares são relatadas como um sinal de cancro da bexiga em estado avançado. "O revestimento da bexiga está constantemente em contacto com carcinógenos que entram na corrente sanguínea e são filtrados através dos rins", explica Daniel Petrylak, da Yale School of Medicine
Leia Também: Médico Explica: O que são metástases ósseas e como podem ser 'vencidas'
2- Cancro na coluna
Embora raro, um tumor na medula espinal e na coluna vertebral pode ser a causa de dores nas costas. O mesmo vale para um tumor benigno na coluna vertebral.
Segundo a clínica norte-americana Mayo Clinic, a dor pode também alastrar às ancas, pernas, pés ou braços e pode agravar-se com o tempo.
3- Cancro do pulmão
Mais comum, o cancro do pulmão também pode causar dores nas costas. Os principais sintomas deste tumor incluem dor torácica persistente, falta de ar, expectoração com sangue e emagrecimento progressivo.
Leia Também: "O cancro do pulmão diagnosticado em fases precoces pode ser curável"