Se é fã de ovos, vai ficar feliz por saber que um estudo realizado por investigadores da Universidade de Castela-Mancha, em Espanha, defende que este alimento muito versátil ajuda a perder peso. Os autores do estudo, publicado na revista científica Clinical Nutrition, recomendam o consumo de, pelo menos, cinco ovos por semana.
Os investigadores recrutaram 355 pessoas entre 18 e 30 anos para participar no estudo. Os voluntários preencheram formulários sobre os seus hábitos alimentares e foram divididos em grupos, de acordo com a frequência de consumo de ovos: menos de uma vez por semana, uma a quatro vezes e, pelo menos, cinco.
Leia Também: O nutriente que ajuda a perder os incómodos quilinhos a mais
De seguida, foi-lhes medida a composição corporal (massa corporal, massa gorda e massa isenta de gordura) com exames que incluíam a bioimpedância. Os resultados da análise mostraram que o último grupo tinha menor índice de massa corporal e menor percentual de gordura.
"A associação entre o consumo de ovos e a composição corporal é mediada pelas proteínas ingeridas. A descoberta é importante de uma perspectiva de saúde pública, ao sugerir que quanto maior é o consumo de ovos, melhor e mais saudável é a composição corporal. Isso é sobretudo causado pela maior ingestão de proteína", afirmam os autores do estudo.
O facto de este ser um alimento rico em proteínas, faz com ajude a prolongar a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer ao longo do dia e auxiliando na perda de peso. Como não contém carboidratos, também é uma ótima opção para incluir numa dieta 'low carb', pois estimula o organismo a usar as reservas para gerar energia e, consequentemente, promover o emagrecimento.
Todavia, os autores do estudo alertam que não é possível afirmar com certeza que o consumo de ovos é o real motivos das diferenças na composição corporal dos participantes. Explicam que o estudo foi observacional e, por isso, consideram que devem ser realizadas mais investigações.
Leia Também: É assim que os bebés reagem ao que as mamãs comem durante a gravidez