Começou no Japão, mas rapidamente se tornou uma moda em vários países. A terapia japonesa da água pretende ser uma ajuda para perder peso. Ainda assim, será que é eficaz? Que riscos é que as pessoas acabam por correr?
Leia Também: Os maravilhosos brownies que não lhe vão estragar a dieta
O portal Health Digest tentou perceber melhor esta terapia com recurso a vários estudos que saíram depois de se tornar popular. Nesta dieta deve ingerir cinco copos de água de manhã com o estômago vazio.
Depois, tem de comer em períodos de 15 minutos e deixar passar mais de duas horas entre as refeições, sem ingerir mais nada entretanto. Não existem quaisquer restrições no que pode comer.
Quem defende a terapia acredita que a hidratação torna-se fundamental para o processo de perda de peso. Contudo, vários estudos não encontram uma relação de casualidade. Comer em 15 minutos pode também não ser benéfico, uma vez que não dá tempo ao estômago de 'enviar' informação ao cérebro, refere um estudo publicado na revista Nutrients.
Comer mais devagar mostrou-se um melhor aliado no combate ao excesso de peso. A hidratação é sempre importante, mas existem estudos que não a apontam como a única forma de atingir o objetivo.
Leia Também: Estas são as pessoas que deviam deixar de comer carne vermelha