Nem sempre é fácil identificar uma lesão no fígado. Existem sintomas que podem ser confundidos com outras doenças e levar a deixe passar a questão. Ainda assim, há sinais que não deve ignorar. Quando forem fortes o melhor é sempre consultar um especialista.
Leia Também: Fígado. Sintomas que não deve ignorar para salvá-lo antes que seja tarde
O portal Eat This, Not That falou com vários médicos para perceber alguns dos sintomas a que deve estar alerta.
“Obesidade, diabetes, pressão alta e colesterol elevado são algumas das consequências de uma doença hepática”, começa por explicar Craig Lammert . Conheça os sinais que o podem preocupar.
Dor abdominal
“Uma dor abdominal superior do lado direito acaba por ser um sinal de que está com o fígado muito doente”, refere Saleh Alqahtani. “É melhor fazer um tratamento para evitar que fique ainda mais grave.”
Descoloração amarela da pele
“A icterícia é uma descoloração amarela da pele e do branco dos olhos devido a níveis anormalmente altos de bilirrubina na corrente sanguínea”, continua. Em grande parte dos casos esta patologia acontece devido às células do fígado. “Acaba por ser um dos primeiros sinais de doença hepática.”
Comichão na pele
É outra das consequência de doença hepática, nomeadamente quando se trata de cirrose. “Pode ter comichão na pele, ficar com as palmas das mãos vermelhas e ter alterações visíveis nos vasos sanguíneos”, explica Sumera Ilyas.
Sente-se sempre cheio
Sentir-se cheio sem nenhum motivo aparente pode significar que tem algum problema no fígado. “O fígado pode aumentar e levar a algum desconforto abdominal. Pode ficar com a sensação de que se está sem fome”, refere Craig Lammert.
Fadiga
Mais um sintoma que pode confundir-se com outros. Ainda assim, é universal para as várias doenças hepáticas. “Alguns pacientes procuram também uma avaliação psiquiátrica, já que a fadiga acaba por ser um sinal associado à depressão”, diz Saleh Alqahtani.
Leia Também: Fígado gordo. Os sinais que o deviam começar a preocupar