Hoje em dia são cada vez mais as crianças que têm pouca capacidade de concentração. No geral, a forma de resolver este problema envolve acompanhamento médico e medicação, mas é possível que um novo estudo tenha outra solução, mais natural.
Investigadores descobriram que o consumo de ácidos gordos ómega-3, como o ácido 'docosahexaenóico' (DHA) pode levar a uma maior capacidade de atenção seletiva e sustentada entre os adolescentes. Este é um componente facilmente encontrado em alimentos como peixe - salmão ou truta.
Já o ácido 'alfa-linolenico' (ALA), que também é um ácido ómega-3, consegue controlar e diminuir os níveis de impulsividade. Normalmente este ácido vem de plantas.
Leia Também: Comer três gramas de salmão por dia pode reduzir a pressão arterial
Os autores do estudo, acreditam que estes resultados reforçam a importância de uma dieta equilibrada e rica em ácidos gordos, para um desenvolvimento saudável do cérebro, especialmente em jovens.
Para o estudo foi analisado um grupo de 332 adolescentes, vindos de diversas escolas locais de Barcelona, em Espanha. As conclusões foram publicadas na revista científica European Child & Adolescent Psychiatry.
Leia Também: Tratamento com ómega-3 pode ser benéfico em pessoas com Covid grave