Segundo um recente estudo publicado na revista JAMA Neurology, um em cada três casos de doenças relacionadas com a demência estão ligados a fatores que podem ser modificados. A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos.
Leia Também: Tratamentos para a artrite podem diminuir risco de demência
A obesidade, a falta de atividade física e a baixa escolaridade acabaram por se revelar os principais riscos neste tipo de doenças cognitivas.
“Há cerca de 10 anos, quando conduzimos o estudo inicial, descobrimos estes três fatores de risco modificáveis associados à doença de Alzheimer e outros tipos de demência”, explica Roch Nianogo, um dos autores do estudo.
A pesquisa analisou mais de 378 mil adultos com idade superior a 18 anos. O estudo mostrou ainda que os fatores de risco podem variar dependendo do sexo, da raça ou etnia. Houve muitos mais casos identificáveis em homens do que mulheres, por exemplo.
Entre os fatores descobertos, a obesidade mostrou-se o principal. O baixo índice de escolaridade foi mais relevante para participantes hispânicos. Já a fraca atividade física foi o mais significativo para os descendentes asiáticos.
Leia Também: Condições preexistentes aumentam risco de doença grave ou morte por Covid