Grãos refinados (como arroz branco) aumentam risco de doenças cardíacas
Investigadores, no Irão, analisaram o risco de doenças cardíacas em pessoas, cujas dietas eram ricas em grãos refinados.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Foi apresentado um novo estudo, feito no Irão, onde se afirma que pessoas, cuja a alimentação é rica em grãos refinados, como o arroz branco, estão mais em risco de vir a desenvolver doença cardíaca coronária, durante a meia-idade.
Aliás, ao Daily Mail, o autor principal do estudo, Mohammad Amin Khajavi Gaskarei, disse que "uma dieta que inclui o consumo de uma grande quantidade de grãos pouco saudáveis e refinados pode ser considerada semelhante a uma dieta que contem muitos açúcares e óleos".
Leia Também: É por isto que deve continuar a comer arroz branco
Para este estudo foram analisados 1.168 pacientes saudáveis, cujos dados foram comparados com 1.369 pessoas com doença cardíaca coronária. Os investigadores concluíram que um maior consumo de grãos refinados foi associado a um risco maior de doença cardíaca coronária, já o consumo de grãos integrais reduziu o risco.
Isto acontece porque estes grãos são processados para ficarem com uma textura mais fina e uma vida útil mais longa. Assim, os grãos refinados acabam por ficar com poucas fibras e nutrientes, por isso, são decompostos rapidamente, pelo corpo, acabando por aumentar (e muito) os níveis de açúcar no sangue, explica o jornal. Com o tempo, os níveis de açúcar altos danificam os vasos sanguíneos e os nervos que controlam o coração.
"À medida que mais estudos demonstram um aumento no consumo de grãos refinados globalmente, bem como o impacto na saúde geral, é importante encontrar maneiras de incentivar e educar as pessoas sobre os benefícios do consumo de grãos integrais", alerta o autor do estudo.
O estudo vai ser apresentado no American College of Cardiology Middle East 2022, juntamente com o 13.º Emirates Cardiac Society Congress, no Dubai, que acontece entre 7 a 9 de outubro de 2022.
Leia Também: É assim que consegue tornar o arroz mais saudável
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com