Investigadores, nos Estados Unidos, afirmam que consumir alimentos ricos em ómega-3, ou suplementos, fortalece e melhora a saúde cerebral, assim como o funcionamento cognitivo.
Para o estudo, publicado na revista científica Neurology, analisaram mais de duas mil pessoas e os seus volumes cerebrais.
Assim, os investigadores conseguiram perceber que pessoas, com níveis mais altos de ómega-3, conseguiram melhores resultados em testes de raciocínio abstrato, mas também tinham um hipocampo maior, área importante do cérebro que controla a memória.
Leia Também: Ómega-3 pode ajudar a melhorar capacidade de concentração de adolescentes
Aliás, os investigadores confirmaram que o grupo com os piores resultados, apresentava, em média, 3,4% de ómega-3; já o grupo com melhor desempenho tinha, em média, 5,2%. Isto significa que este ácido ajuda a conservar a saúde cerebral
Apesar de ser necessário continuar a estudar esta relação, em comunicado, Claudia Satizabal, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, afirma que aumentar o consumo de ómega-3 pode ser muito benéfico para a saúde pública à medida que as pessoas envelhecem.
Leia Também: Tratamento com ómega-3 pode ser benéfico em pessoas com Covid grave