Ter cuidado com a alimentação, durante a gravidez, é muito importante e um novo estudo, feito nos Estados Unidos, veio confirmar esta ideia. Investigadores afirmam que grávidas que consomem alimentos processados podem vir a ter filhos com excesso de peso ou obesos.
Esta é a principal conclusão de um estudo, assinado por investigadores do Massachusetts General Hospital, em Boston, e publicado no British Medical Journal.
Os cientistas analisaram os dados recolhidos por um outro estudo, a decorrer nos Estados Unidos, que acompanhou o estilo de vida de quase 20.000 crianças, filhos de 14.500 mães. Os participantes preencheram um questionário sobre a saúde e estilo de vida e foram acompanhados, anualmente, entre 1997 e 2001 e, posteriormente, a cada dois anos.
Leia Também: Covid-19: Vacinação durante a gravidez é segura e benéfica, diz estudo
No geral, 12% das crianças, ou seja 2.471, acabaram por ter excesso de peso ou tornar-se obesos, durante um período de quatro anos. No entanto, foi possível concluir que o risco foi maior, em 26%, naquelas cujas mães consumiram mais alimentos processados, cerca de 12,1 porções, por dia. Como alimentos processados entendem-se, por exemplo, bolachas, cereais ou refeições pré-feitas
Esta ligação, entre a alimentação da mãe e o risco de obesidade do filho, não é afetada por outros fatores, relacionados com o estilo de vida, incluindo o consumo de alimentos processados pela própria criança, explica o The Guardian.
Leia Também: Ciática na gravidez? As dicas mais seguras para aliviar a dor