Entre os sintomas mais comuns de menopausa estão os afrontamentos e os suores noturnos. São incómodos e afetam o quotidiano, além disto, também podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, diz um novo estudo.
O estudo, apresentado na mais recente conferência da Sociedade Norte Americana de Menopausa, em Atlanta, nos Estados Unidos, sugere que existem uma ligação entre estes sintomas e ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.
Segundo os investigadores mulheres que sentem afrontamentos, frequentemente ou com gravidade, são as que estão mais em risco de vir a ter estes problemas, explica o The Independent.
O jornal diz ainda que isto acontece porque as mulheres, nesta categoria, "têm perfis de fatores de risco cardiovascular mais pobres, incluindo pressão alta (hipertensão), diabetes, colesterol alto e endurecimento das artérias". Fatores que, anteriormente, já foram associados a um risco elevado, entre mulheres mais velhas.
Stephanie Faubion, diretora da The North American Menopause Society, disse, ao jornal, que o estudo demonstra que "as mulheres com alta carga de sintomas vasomotores podem beneficiar particularmente de esforços direcionados de redução cardiovascular à medida que envelhecem".
Leia Também: Abuso físico e sexual pode resultar em sintomas mais fortes de menopausa