O colesterol é uma gordura que o nosso organismo produz e que circula no sangue. No entanto, quando está em excesso é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral. A boa notícia é que é possível tratar e controlar o colesterol através de uma dieta alimentar saudável e equilibrada, prática de exercício físico regular e da toma de fármacos específicos.
Leia Também: O sintoma pouco conhecido de colesterol perigosamente elevado
O especialista em cardiologia Jamie Brosch, da clínica Goodbody, no Reino Unido, explica que os beta-glucanos podem ajudar a combater o 'mau' colesterol (LDL). Este tipo de fibra solúvel pode ser encontrado em alimentos ricos em gorduras insaturadas e que contêm ácidos gordos ómega-3.
De acordo com uma meta-análise, baseada em dezenas de investigações anteriores sobre o tema, aproximadamente três gramas de beta-glucanos por dia podem ajudar a reduzir entre 5% a 10% de colesterol LDL numa pessoa com níveis normais ou altos de colesterol. Brosch não tem dúvidas: "Comer uma tigela de 30 gramas de papas de aveia por dia irá dar-lhe beta-glucano suficiente para ajudar a baixar o colesterol". "As nozes também são uma boa fonte de gorduras insaturadas. Adicione um pequeno punhado por dia à sua dieta, evitando nozes salgadas", acrescenta.
Leia Também: É assim que os bebés reagem ao que as mamãs comem durante a gravidez
Segundo Jamie Brosch, devemos ainda trocar a manteiga por pasta à base de vegetais, cortar no açúcar, queijos duros e salsichas, consumir lacticínios com baixo teor de gordura, menos carne vermelha e mais carne branca, peixe e feijão.
O especialista diz também que garantir que se obtém vitamina D também pode ajudar. Uma meta-análise, que envolveu três mil participantes, descobriu que as pessoas que consumiram suplementos de vitamina D durante um período de seis semanas a três anos tinham visto diminuir os seus níveis de colesterol LDL. O mesmo não se verificou com o HDL.
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Acontece que os sintomas de colesterol alto não costumam ser percetíveis, só sendo possível identificar o problema através da realização de um exame de sangue.
Leia Também: Colesterol elevado? Sinais de alerta que surgem pela 'calada'
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher