"Por ser rico em antioxidantes, ácido fólico e fibras, o chá de hortelã ajuda a fortalecer o sistema imunológico e promove diversos benefícios à saúde." Quem o diz é a nutricionista Larissa Mazocco, em declarações ao jornal Metrópoles.
A também professora do curso de Nutrição do Centro Universitário do Distrito Federal, no Brasil, melhora a digestão, reduzindo os gases e o inchaço abdominal. Tem um efeito relaxante, alivia as cólicas e a dor de cabeça, e reforça o sistema imunitário.
Leia Também: O alimento que deve comer todos os dias de manhã para viver mais anos
De acordo com a especialista em nutrição, o chá feito com folhas frescas ou mesmo secas é a melhor opção, por conter uma maior quantidade de óleos essenciais e compostos bioativos, além de conservar os flavonoides e antioxidantes. Já a saqueta, "pode conter folhas trituradas em partículas muito pequenas, reduzindo a concentração de óleos essenciais, perdendo um pouco da potência nutricional. Também costuma ter o sabor mais fraco ou alterado por processos industriais", acrescenta.
Por outro lado, o chá de hortelã é contraindicado para pessoas com refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato ou problemas biliares, bebés e crianças com menos de cinco anos, grávidas e pessoas com sensibilidade ou alergia à hortelã.
Comece por ferver 200 mililitros de água e desligue o lume assim que começar a borbulhar. Adicione uma colher de sopa de folhas frescas ou secas de hortelã (cerca de cinco/10) e deixe em infusão durante cerca de 10 minutos. Por fim, coe a bebida e, se assim o desejar, adoce com mel. O ideal é beber o chá morno ou frio.
Leia Também: Nutricionista revela as melhores frutas contra o colesterol e hipertensão