Uma pesquisa da universidade de Washington, nos Estados Unidos, revelou mudanças em vários órgãos humanos depois da infeção por Covid-19. Concluiu que acabam por envelhecer entre três a quatro anos mais rapidamente.
Leia Também: Covid-19. É isto que deve comer quando está infetado
"Contrair Covid-19 é quase como se fosse um acelerador do envelhecimento. A infecção viral acelera o processo de envelhecimento nas pessoas", começa por explicar Ziyad Al-Aly, um dos responsáveis pelo estudo e diretor do centro de epidemiologia da universidade norte-americana.
A pesquisa juntou dados de milhões de pessoas que foram infetadas nos Estados Unidos. A universidade já tinha realizado vários estudos sobre o efeito nos rins, no cérebro e até no coração.
“As pessoas estão a perder cerca de três a quatro por cento da função renal a cada ano que se segue à infecção, algo que geralmente só acontece com o passar dos anos”, continua.
Estes casos aconteceram maioritariamente em pessoas que estavam hospitalizadas, mas também foram encontrados em quem tinha sintomas leves de infeção.
Leia Também: A (possível) razão pela qual nunca teve Covid-19, segundo cientistas