Existe mais uma razão (muito convincente) para não usar herbicidas químicos. Segundo um novo estudo, feito no Reino Unido, existe um, muito utilizado, que pode causar doença inflamatória do intestino, nomeadamente, doença de Crohn e a colite ulcerosa.
Para este estudo, publicado na revista científica Nature, os investigadores utilizaram várias abordagens, com o objetivo de identificar agentes químicos que podem contribuir para a inflamação gastrointestinal.
Assim, conseguiram identificar que um herbicida comum, chamado 'propizamida', aumenta a inflamação no intestino delgado e grosso. Trata-se de um herbicida aplicado, maioritariamente, em campos de futebol, assim como em campos de frutas e vegetais, afirmam os investigadores, em comunicado.
Leia Também: "À partida, não há perigo". DECO garante segurança da fruta de outono
"A nossa metodologia permitiu identificar um produto químico que interrompe um dos 'freios' naturais do corpo na inflamação", afirma Francisco Quintana, um dos autores do estudo.
Isto significa que o "método pode identificar novos candidatos químicos para estudos epidemiológicos, bem como novos mecanismos que regulam as respostas autoimunes". Sendo possível que, no futuro, a plataforma também possa "ser usada para rastrear e projetar medicamentos anti-inflamatórios terapêuticos".
Leia Também: Produtos de alisamento capilar aumentam risco de cancro do útero