Os homens que estão a ser submetidos a tratamentos de fertilidade podem reduzir em 9% as hipóteses de sucesso se beberem uma bebida alcoólica por dia. Os resultados foram apresentados num recente estudo publicado no Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica.
Leia Também: Descoberta proteína que pode melhorar tratamentos de fertilidade
A pesquisa teve em conta os homens que estão no processo de fertilização in vitro. O álcool acaba por interferir uma vez que reduz o número de espermatozoides. Modifica ainda o tamanho e a forma.
Assim, pode impedir que seja feita uma implantação adequada no útero. A redução da fertilidade para as mulheres também acontece, mas a percentagem (7%) é menor do que nos homens.
O estudo foi realizado com base em dados de mais de 27 mil pessoas que se submeteram a este tipo de tratamento.
“Os casais devem ter em conta que existem vários fatores, como hábitos de bebida, que podem afetar os resultados nos tratamentos de fertilidade”, explica o médico Yufeng Li, um dos autores do estudo.
Afirma que a melhor quantidade para não ter qualquer impacto nos tratamentos é mesmo um corte total no álcool. O tabaco foi apontado como outro dos hábitos a evitar. Pelo contrário, não se mostrou nenhuma relação entre a cafeína e a gravidez.
Leia Também: Cinco perguntas e respostas sobre doença que afeta fertilidade da mulher