Acaba um sumo natural, começa a ser feita uma tarte. Depois do anúncio que as borras dos cafés servidos nas quase 60 lojas d´A Padaria Portuguesa são reaproveitadas como fertilizante natural para dar origem a meloas biológicas, a marca anuncia o lançamento de mais um produto que contraria o desperdício alimentar.
Tudo começa nos sumos naturais feitos com maçã e servidos em loja. As cascas desta fruta são reaproveitadas e desidratadas para, posteriormente, serem transformadas em farinha de maçã. Finalizando o ciclo, a farinha é usada para preparar a nova tarte. "Além de sustentável, é mais rica em nutrientes, uma vez que na sua composição tem 40% de fibra", destaca a marca em comunicado.
Leia Também: O que tem um café a ver com uma meloa? A Padaria Portuguesa responde
Contas feitas, "cerca de 22 quilos de desperdício gerados pelos sumos de fruta são transformados em 4,5 quilos de farinha de maçã, que são depois usados diariamente na fábrica d’A Padaria Portuguesa para criar este novo produto", detalha.
As novas tartes apresentam uma base crocante, recheio de fruta no interior (maçã golden e maçã reineta) e uma camada superior polvilhada com açúcar. Os preços variam entre os 2,70 euros (fatia) e os 19,95 euros (tarte inteira).
Leia Também: Estudo: 75% dos portugueses sabem pouco sobre o que andam a comer