Se é fumador, é provável que esteja mais vezes atento à saúde pulmonar. Mesmo quem não fuma, convém que tome atenção a alguns sintomas. Os seus pulmões podem não estar tão saudáveis como pensava que estariam.
Leia Também: Investigadores estudam nova terapia para hipertensão arterial pulmonar
O portal Cnet reuniu alguns dos sinais que o devem começar a preocupar. Alguns podem até ser causados por outras doenças, mas o melhor é ter atenção. Se os verificar, deve consultar um médico especialista.
Falta de ar
Por vezes é associado à Covid longa, mas convém perceber a verdadeira causa. São vários os problemas pulmonares associados à falta de ar, como é o caso da asma. Se, por exemplo, faz exercício com regularidade, a falta de ar não devia ser um problema.
Tosse persistente
É um reflexo do corpo para se livrar de substâncias que não quer. Ocasionalmente pode querer dizer que inalou poeira, por exemplo. Se for algo duradouro pode querer significar uma infeção, como bronquite ou até coágulos de sangue nos pulmões.
Som estranho ao respirar
É sinal que as vias aéreas não estão bem. Pode existir algo que as esteja a obstruir e a fazer com que o ar não passe da melhor forma.
Dor no peito
Pode até ser confundido por um problema cardíaco, mas a verdade é que em certos casos a razão pode estar nos pulmões. Um coágulo ou uma infeção acabam por ser algumas das causas prováveis.
Leia Também: Covid longa pode causar danos no coração, pulmões e rins, diz estudo