Está a perder visão? Modere o consumo destes alimentos (muito populares)
Olhos bem abertos!
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
Sabia que o que coloca no prato pode comprometer a sua saúde ocular? "Muitas vezes, as pessoas ficam surpreendidas sobre o facto de a dieta afetar e muito a visão", disse Rabia Bourkiza, cirurgiã oftalmologista consultora da OCL Vision.
Leia Também: Esbarrar contra objetos pode ser sinal precoce de doença degenerativa
Nesse sentido, recomenda a moderação do consumo de alguns alimentos muito populares. Curioso? Ei-los:
1- Hidratos de carbono simples
"Têm sido associados a um risco elevado de degenerescência macular relacionada com a idade, o que pode potencialmente levar à perda de visão", alerta. Este é o caso de muitas pessoas com diabetes.
Um estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, aponta que homens e mulheres que seguem dietas com um índice glicémico mais elevado estão em maior risco de padecer de degenerescência macular, uma doença degenerativa da área central da retina que conduz a uma diminuição acentuada e irreversível da visão central.
Leia Também: Visão. Dois sinais de alerta precoces que ajudam a prever doenças graves
2- Açúcar
"Aumenta o risco de retinopatia diabética", uma complicação vascular da diabetes, uma doença metabólica caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue, e que, como o próprio nome indica, afeta a retina, podendo provocar perda de visão e cegueira.
3- Carne
Embora seja fonte de proteína, as carnes processadas e cruas podem estragos. "A carne processada é uma das que deve ser vigiada, pois é rica em sal, o que pode causar retinopatia relacionada com a hipertensão", enquanto a "carne crua pode causar toxoplasmose", uma doença provocada por um parasita (um protozoário) que tem o nome de Toxoplasma gondii. Em casos mais graves, pode levar à perda de visão.
Leia Também: Silenciosa! Eis a principal causa de cegueira depois dos 50 anos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com