Desde que o primeiro micro-ondas foi vendido, em 1946, a sua popularidade cresceu e, hoje, usá-lo para aquecer sobras é prática comum. Contudo, há bebidas e alimentos que, por diversos motivos, sobretudo a formação de vapores, devem permanecer longe deste eletrodoméstico.
Se costuma ferver água no micro-ondas, por exemplo, pare o quanto antes. Mas há mais, segundo o portal de receita Slurrp. Veja abaixo:
Leia Também: Estudo comprova. O consumo deste alimento 'viciante' reduz o colesterol
1- Água
Nunca ouviu dizer que 'a pressa é inimiga da perfeição'? Opte, antes, por uma chaleira e evite 'explosões', bem como eventuais queimaduras.
2- Chili
A capsaicina, presente nos pimentos vermelhos, alaranjados ou verdes, evapora-se no ar presente no micro-ondas quando estes alimentos são aquecidos. Consequência: os pulmões, garganta, olhos e nariz podem ficar irritados e até sofrer queimaduras ao abrir a porta do eletrodoméstico. O melhor é salteá-los ou grelhar os pimentos.
Leia Também: A bebida que tem sempre em casa e que é uma boa ajuda para evitar doença
3- Ovos cozidos
Cozer ovos no micro-ondas? Deixe-se disso! O mais provável é presenciar uma 'explosão' de ovo.
4- Batatas
Habitualmente, as batatas contêm micro-organismos da bactéria 'clostridium botulinum'. Ao cozinhá-las no micro-ondas, o mais provável é acabar com um problemas gastrointestinais ou intoxicação alimentar.
5- Molhos
Além dos indesejados salpicos, os molhos podem explodir dentro do eletrodoméstico.
Leia Também: Se alimentos desidratados são a sua 'perdição', corra para a Auchan