Um novo estudo, publicado na revista Free Radical Biology and Medicine, sugere que as catequinas presentes no chá verde podem ajudar a prevenir casos de demência.
Segundo os investigadores, este nutriente repleto de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias impede a formação das placas amilóides. Estas são responsáveis por dificultar a comunicação entre neurónios e acabam por matar as células destes doentes.
Leia Também: É provável que não conheça este truque para saber se um ovo está podre
Os cientistas descobriram ainda que o resveratrol, a curcumina, o medicamento para diabéticos Metformina e citicolina também impediram a formação de placas. O resveratrol pode ser encontrado em mirtilos e uvas, enquanto a curcumina está presente na curcuma, também chamada açafrão da índia, açafrão-da-terra, gengibre-amarelo ou turmeric.
Demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento e também não há uma forma definitiva de prevenir a demência.
Recorde-se que a Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. A doença de Alzheimer representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.
Leia Também: Aquecer isto no micro-ondas? Nunca mais (poderá ser surpreendido)