O exercício físico é ótimo para a saúde mental e, segundo um novo estudo, pode até ajudar a prevenir ansiedade e até depressão.
Para o estudo, publicado na revista científica BMC Medicine, investigadores analisaram 37 mil pessoas, com idades entre os 37 e os 73 anos, que não sofriam ansiedade. Todos foram acompanhados, durante sete anos, e cerca de 3% acabou ser diagnosticado com depressão ou ansiedade.
Leia Também: Psicadélicos mostram-se promissores no tratamento de depressão
Assim, conseguiram concluir que fazer 75 minutos vigorosos de exercício, por semana, ajudaria a prevenir em quase 19%, os casos de depressão e ansiedade, explica o jornal DailyMail. Já se todos fizessem atividade física moderada, entre duas horas e meia e cinco horas, por semana, seriam prevenidos cerca de 13% dos diagnósticos.
Além disto, os investigadores afirmam que entre as pessoas analisadas, as sedentárias que começaram a fazer 75 a 150 minutos de exercício vigoroso, por semana, teriam um risco menor, em 29%, de desenvolver depressão ou ansiedade. Caso fizessem atividade física moderada, entre 150 a 300 minutos, por semana, o risco de ficar ansioso ou deprimido era menor em 47%.
Leia Também: Dicas para reduzir a ansiedade sem precisar de medicamentos