Já sabia que em casa era possível fazer vários exercícios com a ajuda de algum equipamento. Agora, sentado numa cadeira, alguma vez pensou? Neste caso, até quando for ao escritório pode acabar por se exercitar e queimar calorias. Descubra como.
Leia Também: Exercício físico pode aumentar eficácia da vacina contra a Covid-19
O segredo está num músculo situado na parte posterior da perna. Chama-se solear e fica abaixo dos gémeos e perto do nervo tibial.
A conclusão é de um recente estudo da universidade de Houston, nos Estados Unidos, aqui citado pelo portal espanhol El Confidencial.
Tudo o que precisa de fazer é estar sentado com os pés apoiados no chão. Levante os calcanhares ao mesmo tempo que pressiona o chão com os dedos dos pés. Volte depois à posição inicial e repita o exercício.
Segundo o portal, este é um “músculo largo e grosso, bastante importante na corrida e caminhada”. Referem ainda que irá conseguir aumentar o metabolismo muscular e também regular os níveis de açúcar.
A investigação da universidade de Houston contou com 25 homens e mulheres. Foi-lhes pedido que fizessem estas flexões do músculo solear durante 270 minutos, quatro horas por dia.
“Tiveram melhorias drásticas, apesar de estarem sentadas grande parte do dia e de este músculo representar apenas 1% da musculatura total do corpo”, explicou Andrew Huberman, um dos responsáveis pela pesquisa.
Os resultados mostraram que as pessoas melhoraram em 52% os níveis de açúcar no sangue e em 60% as necessidades de insulina após as refeições. O nível de gordura também se revelou mais baixo.
Leia Também: Cinco tipos de exercício e os seus benefícios para a saúde mental