Segundo um novo estudo, feito na Universidade de Cambridge, Reino Unido, jovens adolescentes que tentam acompanhar os amigos ricos estão mais em risco de vir a sofrer problemas relacionados com a saúde mental, quando comparados com que aqueles que se sentem economicamente iguais.
No estudo, publicado na Journal of Child Psychology and Psychiatry, uma revista científica, os investigadores afirmam que sentir-se mais pobre faz com que os jovens tenham baixa autoestima, ansiedade ou até problemas de comportamento.
Leia Também: Hábitos de sono têm impacto no desenvolvimento cerebral de adolescentes
Além disto, também concluíram que entre os que se sentiam iguais, em termos monetários, tinham uma autoestima muito mais alta e comportamento melhor. Já os que se sentiam mais pobres ou mais ricos tinham mais probabilidades de tentar intimidar ou fazer 'bullying' aos outros.
Os investigadores justificam as suas descobertas dizendo que isto acontece porque, no geral, os adolescentes não se conseguem sentir integrados, quando se sentem "economicamente inadequados", explica a StudyFinds, plataforma especializada na divulgação de estudos científicos.
No total, os investigadores analisaram grupos com 12.995 crianças de 11 anos, no Reino Unido, que nasceram entre 2000 e 2002 e recolheram dados sobre o rendimento familiar.
Leia Também: Estudo avisa: Milhões de jovens estão em perigo de perder a audição