A mudança ao pequeno-almoço que diminui as hipóteses de ter obesidade
Um novo estudo comprova a teoria. Saiba o que tem de fazer.
© ShutterStock
Lifestyle Diabetes
Ter uma dieta rica em alimentos processados pode aumentar o risco de obesidade. Há cuidados que deve ter para se manter saudável e também pequenos hábitos que pode mudar para diminuir a ameaça desta doença. Um novo estudo publicado na revista Obesity revela que é de manhã que pode fazer tudo diferente para o seu bem.
Leia Também: Acha que o seu animal tem diabetes? Eis os sinais que o devem preocupar
A pesquisa da universidade de Sydney, na Austrália, foi feita através de dados recolhidos entre maio de 2011 e de junho de 2021. Concluíram que os participantes que não comiam tanta proteína ao pequeno-almoço acabavam por comer mais ao longo do dia.
Já que optava por uma refeição rica em proteína de manhã, comiam muito menos ao longo das horas seguintes. Quem não o fazia, tinha tendência a ingerir mais calorias, o que aumentava a gordura, o açúcar e o sal no organismo.
A razão que leva muitas pessoas a não consumir alimentos ricos em proteína prende-se pela ingestão de muitos alimentos processados que levam ao aumento do risco de obesidade.
“O problema é que os alimentos nas dietas ocidentais têm cada vez menos proteína. Portanto, é preciso que consuma mais para atingir uma meta de proteína, o que efetivamente aumenta a ingestão diária de energia", explica o professor David Raubenheimer, um dos responsáveis pelo estudo.
“Quando o corpo está cronicamente inflamado e somos dominados por deficiências, podemos sentir fadiga, muitos desejos de açúcar e incapacidade em perder peso”, continua a nutricionista Kylene Bogden, em declarações ao portal Eat This, Not That.
Refere ainda que é necessário o consumo correto de proteína para controlar o açúcar no sangue e controlar o processo de perda de peso de forma mais equilibrada.
Leia Também: Diabetes e a sua associação com o acidente vascular cerebral
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com