Um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, naproxeno e diclofenaco, prescritos para aliviar as dores nas articulações, podem agravar a inflamação decorrente da osteoartrite (artrose).
"O uso de anti-inflamatórios não esteroides (...) deve ser revisto, uma vez que não foi possível demonstrar um impacto positivo na inflamação das articulações", disse a professora Johanna Luitjens, uma das autoras do estudo, ao The Sun.
Leia Também: Um em cada três portugueses tem dor crónica. "Idade é importante fator"
Os médicos analisaram dados de 1.070 doentes com artrose moderada a grave. Destes, 277 foram medicados com anti-inflamatórios não esteroides. Todos foram submetidos a ressonância magnética 3T (que disponibiliza imagens de alta resolução e clareza, em três dimensões) do joelho no início e no final do estudo.
No final, concluíram que a inflamação das articulações e a qualidade da cartilagem das pessoas que usaram ibuprofeno, naproxeno ou diclofenaco pioraram nos quatro anos seguintes ao início do estudo em comparação aos restantes voluntários.
Leia também: Dor crónica? "É para tratar e ser erradicada"