Em vez de toalhas, há quem se enrole num roupão a seguir ao banho para secar. É muito útil, na verdade, mas tal como as toalhas deve ser limpo com frequência. Qual foi a última vez que o lavou? Se já está a pensar muito, o melhor é pô-lo a lavar de imediato.
Leia Também: Manhã vs noite. Afinal, qual é a melhor altura do dia para tomar banho?
Segundo uma pesquisa da universidade do Arizona, nos Estados Unidos, os roupões são uma fonte de bactérias, germes e fungos que podem trazer várias consequências para a pele.
O estudo indicou que a lavagem deve ser feita entre três a quatro dias depois de o usar. Claro que tudo depende da frequência com que o utiliza e se existem outras pessoas a partilhar o mesmo.
Os roupões, tal como as toalhas, podem acumular bactérias que saem da sanita, por exemplo. Acabam também por acumular um conjunto de células mortas, mas também secreções de partes do corpo, como urina ou saliva.
Além de infeções na pele, usar um roupão que não está limpo pode levar a infeções genitais. A humidade a que este material está exposto na altura do banho é propícia à formação deste tipo de bactérias.
Grande parte dos roupões podem ser lavados na máquina, mas o melhor é sempre ver as indicações de cada peça.
Leia Também: O que significa quando está com a urina laranja?