Crianças que veem muita televisão estão mais vulneráveis a certos vícios

É a conclusão de um estudo feito na Universidade de Otago, na Nova Zelândia.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
30/11/2022 17:03 ‧ 30/11/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Investigadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, sugerem que ao ver televisão, em excesso, as crianças tornam-se mais vulneráveis a certos vícios, nomeadamente, o tabaco e o jogo, na idade adulta. 

É a conclusão de um estudo, publicado na International Journal of Mental Health and Addiction, uma revista científica. Investigação que foi realizada com dados únicos relacionados como o Estudo Multidisciplinar de Saúde e Desenvolvimento de Dunedin (mais conhecido como Estudo de Dunedin). 

Leia Também: Nove em cada 10 jovens de 18 anos beberam álcool no último ano

O objetivo foi investigar a forma como ver televisão, durante a infância, está relacionado com risco de ter, na idade adulta, um transtorno causado pelo uso de substâncias ou jogo descontrolado.

"As pessoas costumam falar sobre ver televisão como se fosse um vício; esta investigação indica que, para algumas pessoas, assistir televisão pode ser uma expressão precoce de um transtorno de dependência ou pode levar a transtornos relacionados a substâncias e outros vícios posteriores", explica, em comunicado, Helena McAnally, autora do estudo. 

Assim, o estudo concluiu que passar muito tempo a ver televisão durante a infância e a adolescência foi associado a um maior consumo de álcool, tabaco, assim como um elevado risco de transtornos causados pelo uso de canábis, ou relacionados como o jogo, na idade adulta.

Aliás, quando se fala de tabaco e jogo, esta associação aconteceu independentemente de outros fatores como sexo, estatuto socioeconómico e medidas de autocontrolo na infância.

Leia Também: Quase metade dos jovens tem problemas de saúde mental, diz estudo 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas