Muito se fala, nos últimos tempos, sobre os benefícios dos alimentos fermentados. No geral, são conhecidos pela sua ação na saúde intestinal, mas têm outras vantagens e até ajudam a melhorar o humor e a reduzir o stress, diz um novo estudo, feito na Universidade College Cork, na Irlanda.
Citando o estudo, o DailyMail explica que o nosso intestino e cérebro estão constantemente em comunicação. Por isso, ao fazer uma alimentação equilibrada, e incluindo estes alimentos, é possível reduzir os sentimentos negativos.
Leia Também: Cheira mal das axilas? Evite estes alimentos que come frequentemente
Rhiannon Lambert, nutricionista e autora do estudo, explica esta relação, e diz que nos momentos em que nos sentimos stressados, o corpo ativa uma resposta fisiológica e psicológica. Aumenta a frequência cardíaca, respiratória e desvia o fluxo sanguíneo de áreas como o sistema digestivo. "Isto significa que, muitas vezes, se nos sentirmos stressados, podemos ter problemas digestivos", acrescenta.
Por isso, adicionar mais alimentos fermentados à alimentação, ajuda a restaurar o equilíbrio. Os especialistas recomendam tempeh, miso, kimchi, chucrute e iogurtes.
Leia Também: Artrite. Tem estes frutos em casa e nem imagina o mal que lhe fazem