Sempre se falou da importância de uma vida saudável e um novo estudo só veio comprovar isto. Investigadores sugerem que adotar, e manter, um estilo de vida saudável pode ajudar a prevenir até 60% dos casos de doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e colite ulcerativa.
Esta conclusão, publicada na revista científica Gut, levou os autores do estudo a sugerir que, apesar de ser necessário continuar a investigar, pode ser essencial recomendar mudanças no estilo de vida a quem está em risco de desenvolver estas condições.
Leia Também: A bebida com quatro ingredientes que pode acabar com a prisão de ventre
Para o estudo, foram analisadas informações recolhidas para outras investigações, feitas nos Estados Unidos, que envolveram quase 300 mil pessoas, com idades entre os 30 e os 75 e de ambos os sexos.
Assim, concluíram que, no geral, manter um estilo de vida saudável prevenir até 61% dos casos de doença de Crohn, assim como 42% dos casos de colite ulcerativa.
Como o estudo foi apenas observacional, os investigadores afirmam que é necessário continuar a estudar esta relação, no entanto, também realçam a importância que estas conclusões têm para os grupos de risco.
Leia Também: Parkinson. Doença pode começar no intestino e espalhar-se até ao cérebro