Depois de uma fase mais complicada da pandemia, voltaram as rotinas de trabalho fora de casa. Os animais, como os cães, voltam a ficar mais tempo sozinhos, o que lhes pode causar alguns problemas. É o caso da ansiedade. Ladrar sem justificação, arranhar portas e urinar em casa podem ser alguns sintomas. Ainda assim, existem formas de a aliviar.
Leia Também: Cinco plantas típicas da época festiva que deve manter longe dos animais
Segundo o portal El Confidencial, tal acontece uma vez que ficam com a sensação de que os donos os estão a abandonar. É importante que os animais percebam que é apenas uma questão de horas até que os donos regressem.
Um estudo publicado no Journal of Veterinary Behavior revelou que uma das formas de aliviar a ansiedade passa por acariciar o cão antes de sair de casa. Este comportamento levou a que os animais ficassem bastante mais calmos antes do regresso dos donos a casa.
Se não conseguir ver grandes resultados, pode sempre deixar uma peça de roupa usada para que o animal sinta o cheiro ou até criar rotinas para que perceba melhor os horários de entrada e saída.
Leia Também: Cuidado, o seu cão pode estar com stress. Conheça os sinais