Que a prática de exercício físico resulta numa maior longevidade já é sobejamente sabido, mas uma nova investigação mostra que não é preciso suar de forma desmedida para obter benefícios. Publicado na revista científica Nature Medicine, o estudo realizado por investigadores University College London (UCL), no Reino Unido, e da University of Sydney, na Austrália, concluiu que exercícios de um minuto, como subir escadas, diminuem o risco de morte precoce.
Leia Também: Dor no peito, falta de ar e fadiga? Pode ser doença valvular cardíaca
Segundo os autores do estudo, três sessões de um minuto de atividade intensa por dia resultam numa diminuição de 39% na mortalidade precoce por qualquer causa, de 49% por doença cardiovascular e em 30% por cancro. "Podem ser coisas simples, como brincar com crianças, correr para apanhar o autocarro ou carregar as compras escada acima", explica Mark Hamer, investigador da UCL e um dos autores do estudo, ao jornal The Guardian.
Depois de acompanharem 25 mil pessoas, com mais de 50 anos, durante seis anos, também concluíram que, em 11 sessões, o risco de morte por doença cardiovascular é ainda menor (65%). Para qualquer tipo de cancro, diminuiu 49%.
"A maioria das pessoas pode tentar ser mais ativa e isso não significa que tenham que se inscrever num ginásio", afirma Hamer.
Leia Também: Gravidez e exercício físico combinam. "A lista de benefícios é enorme"