Um dos sintomas comuns encontrados em pacientes com Covid longa é o ‘brain fog’, ou névoa cerebral em português. Até ao momento, não existia um tratamento eficaz no alívio desta condição, mas pode estar a chegar. Investigadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostram-se otimistas com um novo fármaco que desenvolveram.
Leia Também: Risco de Covid longa é superior para estas pessoas
A névoa cerebral caracteriza-se por episódios persistentes de falhas cognitivas, perda de memória, dificuldade de concentração ou em realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Tem sido um sintoma observado em vários doentes com Covid Longa.
O estudo da Universidade de Yale, publicado na revista científica Neuroimmunology Reports, revelou que a combinação de dois medicamentos pode ser eficaz no combate a esta patologia. As conclusões apresentadas indicam que diminui ou elimina por completo o 'brain fog'.
Nos testes que foram feitos, os investigadores juntaram guanfacina, uma substância desenvolvida pela professora de neurociência Amy Arnsten, e N-acetilcisteína, um antioxidante já usado no tratamento de traumas cranioencefálicos, uma lesão intracraniana.
O ensaio clínico foi feito num pequeno grupo. Serão necessários mais testes para perceber a real eficácia deste tratamento.
Leia Também: Sintomas de Covid longa em crianças podem mudar ao longo do tempo