Estar 16 horas sem comer pode fazer com que indivíduos diabéticos entrem em remissão, sugere um estudo, publicado na revista científica The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.
Os cientistas da Universidade Agrícola de Changsha, na China, analisaram informações de 72 indivíduos diabéticos entre os 38 e os 72 anos. Todas as pessoas haviam recebido o diagnóstico há, pelo menos, 11 anos.
Leia Também: O sinal de alerta malcheiroso que pode indicar condição incomodativa
Os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro adotou o jejum intermitente por três meses, enquanto o outro não fez quaisquer alterações na sua rotina alimentar. Após esse período, cerca de 90% dos voluntários que haviam mudado a sua alimentação diminuíram o uso de fármacos para a diabetes. Desses, 47,2% (17 dos 36 indivíduos) entraram em remissão da diabetes tipo 2.
Recorde-se que a diabetes é uma doença crónica 'silenciosa' que atinge todas as idades e ambos os géneros. Caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.
Leia também: Será cancro? O sintoma que jamais deve ignorar quando está no WC