Muito versátil e com características especiais, o iogurte tem um elevado valor nutricional. Além de ser uma ótima fonte de vitaminas e proteínas, o seu elevado teor em cálcio contribui para a formação óssea durante o desenvolvimento e crescimento das crianças e para a prevenção de doenças dos ossos, como a osteoporose. O que talvez nunca lhe tenha passado pela cabeça é que juntar este alimento às suas refeições pode ser benéfico para a saúde digestiva e ajudar a reduzir a gordura visceral (à volta dos órgãos).
Leia Também: Inclua este alimento nas suas refeições. É ótimo para baixar o colesterol
Especialistas do portal Breaking Muscle, citados pelo jornal Daily Express, vão ainda mais longe e recomendam o consumo de iogurte grego. "Devido ao seu elevado teor em proteínas, o iogurte grego é essencial para a dieta. Com pouca gordura, calorias e até açúcar, ajuda a promover a perda de peso, ao mesmo tempo que ajuda a ganhar massa muscular", justificam. Além disso, "contém probióticos que ajuda a melhorar a imunidade e a saúde digestiva", acrescentam.
Estas afirmações são suportadas por um estudo publicado, em 2016, no International Journal of Obesity. Uma equipa de investigadores de universidades do Reino Unido, Holanda, Estados Unidos e Israel analisou 22 estudos sobre os efeitos do iogurte na perda de peso. "O consumo de iogurte está associado a um menor índice de massa corporal, menor ganho de peso corporal, menor circunferência da cintura e menor gordura corporal em estudos epidemiológicos", pode ler-se.
Ainda assim, ressalvam: "Os estudos sugerem efeitos de redução de peso, mas não permitem determinar uma relação causa-efeito".
Leia Também: Especiaria típica do Natal baixa níveis de açúcar no sangue em semanas