Um estudo, publicado no Journal of the American Heart Association, demonstrou que beber duas ou mais chávenas de café por dia pode duplicar o risco de morte por doenças cardiovasculares em pessoas com hipertensão.
"As pessoas com hipertensão arterial grave são mais susceptíveis aos efeitos da cafeína", explica um dos principais autores do estudo, Hiroyasu Iso.
A investigação contou com a participação de 6.570 homens e 12 mil mulheres, entre os 40 e os 79 anos. Os voluntários foram acompanhados durante 19 anos. Durante esse período, registaram-se 842 óbitos relacionados com doenças cardiovasculares.
Leia Também: Faça frente à gordura visceral com este alimento comum no seu frigorífico
Estou em risco?
Categorias da pressão arterial:
Risco baixo: 120/80 mm Hg
Risco médio: 121-139/80 - 89 mm Hg
Risco elevado: 140+/90 mm Hg
"Existem algumas exceções a estas categorias: por exemplo, para as pessoas com diabetes consideram-se valores para risco elevado quando a pressão arterial é superior a 130/80", pode ler-se no portal da rede de saúde CUF. Para quem tem mais de 80 anos de idade, "a pressão sanguínea sistólica [mede a força com que o coração contrai e 'expulsa' o sangue do seu interior] deve ser, de um modo geral, inferior a 150".
Além de ser uma condição preocupante por si só, o seu aparecimento pode também estar associado a outros problemas de saúde ainda mais graves que podem até provocar a morte.
Leia também: Os melhores peixes para comer em dezembro, segundo especialistas