Chama-se retatrutide e é o novo medicamento que promete ser a solução contra a diabetes e a obesidade. Está a ser desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly e ainda se encontra em fase de testes. Revelou-se eficaz na perda de peso bem como no controlo dos níveis de açúcar no sangue.
Segundo a edição espanhola do 'website' Business Insider, a farmacêutica está neste momento a concluir a segunda fase de testes. Está a perceber a eficácia na perda de peso e no controlo da diabetes.
Leia Também: Obesidade. Médica esclarece mitos relacionados com esta doença crónica
Outros fármacos já tinham sido conhecidos nos últimos anos por trazerem efeitos semelhantes, como a semaglutida e o tirzepatide. O retatrutide é um medicamento injetável e atua nas mesmas hormonas que estes últimos, que controlam o açúcar no sangue, mas também noutra que está relacionada com o apetite e o gasto de calorias.
Os dados apresentados pelo 'website' apontam que pessoas obesas que tomem retatrutide percam até 24% do peso corporal em 48 semanas. Esta segunda fase de testes deverá estar concluída nos próximos meses.
A farmacêutica revela que os resultados desta investigação podem ser apresentados até ao próximo verão. Depois, é possível que arranque mais uma fase de ensaios clínicos.
Leia Também: A mudança ao pequeno-almoço que diminui as hipóteses de ter obesidade