Num estudo, recentemente divulgado na medRxiv, uma equipa de investigadores apontou que sintomas de Covid longa como fraqueza muscular e ansiedade podem causar distúrbios de sono nos doentes hospitalizados por Covid-19.
O artigo, que aguarda revisão pelos pares, analisou dados relativos ao sono de doentes hospitalizados entre março de 2020 e outubro de 2021.
A equipa aplicou um questionário sobre o índice de qualidade do sono e levou os participantes a usar um acelerómetro nos pulsos durante 14 dias, aproximadamente sete meses após a alta hospitalar. Os dados do acelerómetro foram usados para analisar a duração, regularidade e eficiência do sono. Dos 714 participantes, 64% relataram problemas de sono.
Os cientistas perceberam que os distúrbios de sono foram prevalentes, durante quase um ano após a alta, entre os doentes com Covid-19 que foram hospitalizados. Outra descoberta do grupo foi que a má qualidade do sono e a irregularidade do sono estavam associadas à diminuição da função pulmonar.
Os investigadores acrescentam que os problemas de sono podem ser a causa de muitos dos sintomas prolongados de Covid-19.
Leia Também: Os sintomas da Covid mudaram? Conheça os 10 mais comuns na atual vaga
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: SARS-CoV-2 pode permanecer "durante vários dias" em alguns alimentos