Evitar o desperdício de comida, especialmente na época festiva é difícil, mas não é impossível. Por exemplo, algumas coisas podem, e devem, ser usadas em receitas diferentes. Já aquilo que não tem uso imediato deve ser guardado com cuidado.
Leia Também: Os croquetes que vão ajudá-lo a aproveitar as sobras no frigorifico
Felizmente, o Metro, jornal britânico, partilhou algumas dicas que o vão ajudar a armazenar tudo, sem estragar nada. Os conselhos concentram-se, em primeiro lugar, na ave mais popular da época: o peru.
Pode ser congelado, mas apenas se tiver sido preparado fresco e, antes de guardar, tem de arrefecer completamente. É que, "ao congelar carnes cozinhadas, é vital que elas tenham arrefecido até aos 21°C dentro de duas horas após o cozimento para evitar o crescimento de bactérias". Separar o peru que sobrou em diferentes recipientes vai ajudar a que este processo seja mais rápido.
A seguir, só tem de pensar sobre o que planeia fazer com as sobras de peru, já que isso afeta a forma como as vai guardar. Por exemplo, estufados, caril e sopas serão mais fáceis de fazer se cortar o peru em cubos, antes de o congelar. Mas se quiser guardar a carne para outro assado, "corte-o em fatias e despeje um pouco de molho, por cima, antes de fechar o recipiente".
Leia Também: Fez comida a mais? Saiba durante quanto tempo deve guardar as sobras
Também é necessário esperar que os vegetais arrefeçam antes de os guardar. Quando estiverem prontos é só dividir tudo em saquinhos ou recipientes.
Congelar os vegetais até pode significar que vão perder o seu exterior crocante, especialmente se estivermos a falar de batatas assadas, mas faz com que sejam mais úteis para adicionar, no futuro, em purés ou até caril.
Outro truque é usar os restos de vegetais para fazer um caldo rico e congelar, assim nos momentos em que precisar de usar caldo, numa receita, é só descongelar.
Leia Também: Ainda não está a fazer dieta? Saiba o que fazer com o panetone que sobrou