Reduzir a ingestão de cafeína é uma resolução de ano novo muito comum. É, no entanto, provável que não seja tão benéfico como pensa, diz o jornal DailyMail, que falou com vários especialistas sobre os sintomas de abstinência que isto causa.
Entre os mais comuns estão dores de cabeça, dificuldades de concentração e irritabilidade. Felizmente, os especialistas falaram sobre todos e explicaram o que, realmente, os causa.
Leia Também: Dois cafés por dia duplicam risco de doença em hipertensos
Dores de cabeça
Ao jornal, a professora Barbara Sahakian, neurocientista da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, explica que a cafeína contrai os vasos sanguíneos do cérebro algo que, com o tempo, se torna normal para este órgão.
Ao criar esta habituação, se não beber a mesmas quantidades é provável "os vasos sanguíneos relaxem e uma quantidade inesperada de sangue chegue ao cérebro, causando dores de cabeça".
"Normalmente, os sintomas começam 12 a 24 horas após a interrupção da ingestão de cafeína e atingem o pico em um ou dois dias, mas podem persistir por muito mais tempo", acrescenta.
Fadiga
Também é normal que sem o café matinal sinta mais sono durante o dia. É que a cafeína encaixa-se nos recetores de adenosina, químico responsável pela sensação de fadiga, bloqueando esta substância química e fazendo com que se sinta mais acordado.
Quando o efeito passa é normal que fique mais cansado. Isto é um efeito normal, e mais grave, em pessoas que bebem chá e café diariamente.
Leia Também: Beber café antes ir às compras pode levá-lo a gastar mais dinheiro
Irritabilidade
O café também melhora o humor, ao estimular a libertação de dopamina e norepinefrina, neurotransmissores responsáveis pela boa disposição no geral. Quando está habituado e não ingere cafeína isto acontece a um ritmo mais lento o que representa uma queda no humor e níveis de energia.
Dificuldade de concentração
Segundo um estudo, feito nos Estados Unidos, e citado pelo jornal, a cafeína pode melhorar as capacidades de resolução de problemas. Isto porque a cafeína afeta substâncias químicas do cérebro vitais para a aprendizagem e memória. Quando o efeito começa a desaparecer o processo volta à velocidade natural tornando-se mais lento.
Náuseas
Café também tem efeitos no sistema digestivo. Não é incomum sentir sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo náuseas e sensação de enjoo, ao parar de beber café, de acordo com outro estudo, feito nos Estados Unidos, em 2004.
Além disso, quando o corpo está muito habituado à cafeína, a cessão pode afetar a regularidade com que faz o 'número dois'.
Leia Também: Entornou café na camisa? 'Tempere' com sal e veja o resultado