Comer de forma saudável é o 'segredo' para viver durante mais anos. Um novo estudo publicado na revista científica JAMA Internal Medicine revela que apostar num certo tipo de alimentos pode reduzir em 20% o risco de morte precoce.
Segundo a investigação, o foco deve ser feito num conjunto de quatro alimentos: grãos integrais, frutas e vegetais, frutos secos e legumes.
Além do risco de morte, o estudo mostrou que a aposta neste tipo de ingredientes leva a uma diminuição do risco de cancro, de doenças cardiovasculares, respiratórias ou neurodegenerativas.
Leia Também: Cientistas deixam alerta: Estes homens têm maior risco de morte precoce
"Temos muita flexibilidade em criar os nossos próprios padrões alimentares saudáveis que podem ser adaptados às preferências alimentares individuais, condições de saúde e culturas", revela Frank Hu, um dos autores do estudo em declarações à CNN.
A investigação acompanhou os hábitos alimentares de mais de 75 mil mulheres e de 44 mil homens ao longo de 36 anos. A cada quatro anos foram feitos questionários sobre a forma como se estavam a alimentar.
"Nunca é tarde demais para adotar padrões alimentares saudáveis. Os benefícios de uma dieta saudável podem ser substanciais em termos de redução do número de mortes prematuras", continuou Frank Hu.
Leia Também: O hábito de um minuto que todos temos e diminui o risco de morte precoce