Se estiver com falta desta vitamina no organismo corre o risco de envelhecimento cerebral precoce. A conclusão é de um estudo publicado na revista Psychiatry Research: Neuroimaging. Revela que a vitamina D é importante para conseguir ter o cérebro a funcionar da melhor forma.
A investigação da Universidade de Medicina de Greifswald, na Alemanha, expica que a falta desta vitamina está associada à perda de memória e outros problemas cognitivos. O estudo foi feito com 1.865 pessoas que tinham entre 20 e 82 anos.
Leia Também: Para melhorar a saúde do cérebro, é nestes alimentos que deve apostar
Os participantes foram submetidos análises de sangue e também a ressonâncias magnéticas. Níveis mais elevados de vitamina D foram associados a um maior volume cerebral.
"Os nossos resultados apoiam descobertas anteriores e sugerem que indivíduos com deficiência de vitamina D apresentam envelhecimento avançado do cérebro", explicam os investigadores.
"Os dados são transversais e não podem ser indicativos se a vitamina D deve ser considerada um fator no desenvolvimento da idade do cérebro ou um marcador do estado de saúde do cérebro”, continuam.
Leia Também: Fique aborrecido mais vezes. Só traz benefícios ao cérebro