Um novo estudo, publicado na revista científica Nutrition Reviews, revela que o mel ajuda a diminuir os níveis de colesterol e melhora os níveis de açúcar no sangue (glicose).
Para avaliarem os benefícios do alimento, os investigadores da Universidade de Toronto compararam os resultados de 18 artigos científicos, realizados com base na análise de 1,1 participantes. A média diária de ingestão de mel era de 40 gramas, o que equivale a duas colheres de sopa.
Leia Também: Pare de encher o frigorífico com estas bebidas. Aumentam risco de cancro
No final, os resultados mostraram que o grupo apresentou níveis mais baixos de glicemia em jejum, menos colesterol LDL (o 'mau') e triglicerídeos e, entre outros benefícios, mais colesterol HDL (o 'bom').
Recorde-se que o 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Ainda assim, é possível tratar e controlar o colesterol, através de uma dieta alimentar saudável e equilibrada, prática de exercício físico regular e da toma de fármacos específicos.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Afinal, este ingrediente não é o vilão da dieta que todos pensávamos