Pasme-se. O fungo que aparece na série 'The Last Of Us' existe mesmo
É utilizado para tratar casos de impotência sexual e outros problemas de saúde.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Sim, leu bem. É mesmo verdade. Segundo jornais como o The Washington Post, o fungo Cordyceps, capaz de transformar seres humanos infetados em zumbis canibais, existe mesmo e tem 600 variações.
Este fungo, que aparece na série 'The Last of Us' da HBO, destaca-se por ser um endoparasita de artrópodes, como formigas e larvas de mariposa. O portal Memorial Sloan Kettering Cancer Center explica que ele infeta a vítima com os seus esporos.
Quando o fungo se desenvolve dentro do corpo de formigas, ele consome as suas estruturas musculares. Durante o processo, o animal mantém as suas atividades. Contudo, duas semanas após a infeção, o fungo atinge o sistema nervoso central do invertebrado e é aí que a formiga começa a comportar-se de forma estranha, apresentando movimentos trêmulos e frequentes, que resultam em convulsões.
Leia Também: Ver para crer. Este é um sintoma de cancro do intestino em 89% dos casos
O inseto morre e, uma ou duas semanas depois, forma-se o ascoma para fora do corpo do animal, que é uma estrutura de reprodução sexuada. Os novos esporos do fungo são produzidos e libertados para o ambiente, pelo que novas formigas podem ser infetadas. Ou seja, o fungo pode criar uma espécie de apocalipse zumbi, mas só em formigas.
Muito usado na medicina tradicional chinesa, japonesa, coreana e indiana, o fungo Cordyceps encontra-se apenas no Himalaia e no planalto do Tibete. Na China, chega a ser comercializado e é um dos ingredientes de um dos batidos vendidos pela atriz Gwyneth Paltrow. É recomendado para tratar problemas de saúde como anemia, baixa imunidade, impotência sexual, para retardar o processo de envelhecimento, recuperação pós-operatório e tumores.
Leia Também: Alimentos que devem ser banidos do prato de quem tem colesterol alto
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com