Está a fazer de tudo para ter um coração saudável? Manter os níveis de colesterol nos valores desejáveis (abaixo dos 190mg/dl) depende, sobretudo, de si. Os seus hábitos diários são um importante fator e a dieta é fundamental.
Segundo a Heart UK, existem alimentos "que combatem o colesterol, gradualmente, ao longo de algumas semanas", nomeadamente aqueles "com adição de esteróis e estanóis" que "são absorvidos dos intestinos para a corrente sanguínea". "Estes alimentos bloqueiam a absorção de colesterol", explica a instituição, citada pelo jornal Daily Express.
Aveia e cevada também ajudam, pois são ricos em beta-glucan (um derivado da levedura). O mesmo vale para as nozes, que contêm gorduras insaturadas, fibra, vitamina E, magnésio e potássio, e para os alimentos à base de soja. Os alimentos de soja também podem ser benéficos na redução do colesterol.
Leia Também: Sofre de colesterol e não sabe? Sinais de alerta que muitos ignoram
Existem dois tipos de colesterol: HDL e LDL. O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL é conhecido como 'mau colesterol' e transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Quase todos cometemos este erro com os ovos. Confere?