O consumo regular de uvas pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelos raios solares ultravioleta (UV). A conclusão é de um estudo publicado na revista Antioxidants que destaca alguns dos compostos naturais da fruta para explicar a proteção.
A investigação da Western New England University de Springfield, nos Estados Unidos, contou com 29 voluntários. Ao longo de 14 dias consumiram um pó de uva, o equivalente a duas chávenas e dois quartos de uvas por dia.
Leia Também: As frutas que os diabéticos podem comer à vontade
Foram depois submetidos à luz ultravioleta para perceber como a pele reagia. Um terço dos participantes mostrou uma maior resistência aos raios UV. A microbiota intestinal também apresentou melhorias. Em alguns casos, a resposta protetora da pele manteve-se ao longo de quatro semanas.
"[A frase] 'deixe que os alimentos sejam os remédios e que os remédios sejam os alimentos' remonta à época de Hipócrates. Agora, mais de 2.500 anos depois, conforme exemplificado por este estudo, ainda estamos a aprender a realidade desta afirmação", refere John Pezzuto, o autor principal.
A investigação explica que um dos benefícios das uvas se encontram nos antioxidantes que as compõem, os chamados polifenóis. Esta proteção pode ajudar a evitar problemas mais graves, como o envelhecimento da pele ou até cancro.
Leia Também: As frutas que devia estar a comer durante toda a semana