O consumo de café, uma das bebidas mais populares em todo o mundo, dá-lhe a volta à barriga? Na realidade, os testemunhos são inúmeros, mas estudos há poucos. Ainda assim, algumas investigações sugerem que a composição do café ou do descafeinado pode ser responsável pela súbita necessidade de correr para a casa-de-banho mais próxima.
Leia Também: Sabe tudo sobre café? Olhe que não
Mas, afinal, o que desencadeia essa reação? A CNN internacional escreve que, em 1998, investigadores colocaram uma sonda sensorial no colón de 12 voluntários, que foram instruídos a consumir café, descafeinado e água durante 10 horas. Os resultados revelaram que o café foi 60% mais eficaz do que a água a estimular movimentos intestinais.
Kyle Staller, diretor do Laboratório de Motilidade Gastrointestinal do Massachusetts General Hospital, explica ao mesmo jornal que quando entra em contato com o revestimento do estômago, o café "desencadeia ou um sistema nervoso ou uma resposta hormonal que faz com que o cólon se comece a contrair". "As contrações do cólon movem as fezes lá alojadas em direção ao reto 'et voilá'. Temos o impulso de um movimento intestinal", remata.
Leia Também: Bebe café sem açúcar? Esta pode ser a razão (e não é a que está a pensar)