Graças a uma nova investigação, feita em França, foi possível descobrir que as formigas conseguem detetar cancro ao cheirar a urina. Aliás, os investigadores sugerem que estes insetos podem vir a ser usados, no futuro, como uma forma mais económica de identificar cancro em humanos.
Leia Também: Deve ir ao médico? De hemorroidas a cancro, 11 causas de sangue nas fezes
"As formigas podem ser usadas como biodetectores para distinguir indivíduos saudáveis daqueles com tumores", explicou Patrizia d'Ettorre, cientista da Universidade Sorbonne Paris Norde, em Paris, França, à agência PA. "São fáceis de treinar, aprendem rápido, são muito eficientes e não são caras de manter", acrescenta.
Trata-se de um estudo que desenvolve uma investigação, feita pela mesma equipa, onde foi possível demonstrar que as formigas eram capazes de cheirar células cancerígenas humanas, cultivadas em laboratório.
Para o mais recente, publicado na Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, revista científica, os investigadores expuseram 70 formigas - uma espécie conhecida como Formica fusca - a amostras de urina de ratos com e sem tumores.
Após três rondas de testes, as formigas começaram a ser capazes de distinguir o odor da urina e da proveniente de um animal com cancro. "Ficamos surpreendidos com a eficiência e a exatidão das formigas."
Os investigadores justificam a descoberta explicando que as formigas têm um sistema olfativo muito sensível. Esta situação "é mais semelhante a uma situação da vida real do que o uso de células cancerígenas cultivadas", acrescenta a cientista.
Agora, os investigadores querem continuar a estudar isto e testar as formigas utilizando, no futuro, urina humana.
Leia Também: Cancro. O sintoma (ruidoso) que muitos desvalorizam e não deviam