De acordo com um novo estudo, divulgado esta terça-feira, na revista científica Diabetologia, indivíduos com diabetes tipo 2 estão duas vezes mais em risco de morrer com alguns tipos de cancro, em comparação com a população em geral.
Aliás, no geral, estas pessoas têm um risco 18% maior de morrer de cancro, explica o jornal The Independent, citando os investigadores da Universidade de Leicester, Reino Unido.
Leia Também: Deve ir ao médico? De hemorroidas a cancro, 11 causas de sangue nas fezes
Mais concretamente, os investigadores sugerem que o risco é, significativamente, maior nas situações em que o cancro afeta o pâncreas, intestino ou fígado.
Foi ainda possível concluir que as mulheres, com esta condição, estão mais em risco de morrer com cancro do endométrio. Além disto, entre as pessoas do sexo feminino, o risco de morrer de cancro da mama era maior em 9%, número que, segundo os investigadores, está a aumentar.
A equipa analisou, no total, dados de 137.804 pessoas, no Reino Unido, com diabetes tipo 2, com uma idade média de 64 anos, todos foram acompanhados durante cerca de oito anos. Ao longo dos anos mais de 39 mil pessoas morreram.
Tendo isto em conta, os investigadores afirmam que é necessário começar a considerar o risco de cancro com mais atenção, ao analisar as complicações da diabetes tipo 2.
Leia Também: Formigas conseguem cheirar cancro na urina, diz nova investigação