Um estudo publicado na revista Aging Cell revela que um medicamento usado para tratar a hipertensão pode retardar o envelhecimento. Em causa está o fármaco rilmenidina. As investigações foram feitas em animais e mostraram que pode ser eficaz a prolongar a esperança de vida.
Segundo os dados recolhidos para o estudo, os animais tratados com este medicamento mostraram várias melhorias de saúde, quase como se tivessem tido uma dieta com restrição calórica.
Leia Também: Cientistas acreditam ter encontrado a 'chave' contra o envelhecimento
Ainda assim, os cientistas querem perceber melhor esta relação em humanos, uma vez que uma dieta pobre em calorias tem alguns efeitos menos positivos, como explicam.
"Com uma população global envelhecida, os benefícios de retardar o envelhecimento, mesmo que ligeiramente, são imensos. O reaproveitamento de medicamentos capazes de prolongar a vida útil e a saúde têm um enorme potencial", explica João Pedro Magalhães, que liderou a investigação.
"Pela primeira vez, conseguimos mostrar em animais que a rilmenidina pode aumentar a esperança de vida. Agora, estamos ansiosos para explorar se pode ter outras aplicações clínicas”.
Leia Também: A fruta popular que ajuda a proteger a pele dos raios UV