Colesterol todos temos. É uma gordura produzida pelo organismo, sobretudo pelo fígado (70%), e que é indispensável para as nossas funções vitais. No entanto, quando atinge valores elevados torna-se o mau da fita e passa a ser um fator de risco, principalmente para doenças cardiovasculares.
Os níveis de colesterol podem subir gradualmente com a idade, dependendo de muitos fatores, derivados do nosso estilo de vida ou genéticos, como a hipercolesterolemia familiar. Trata-se de uma doença genética, que se traduz em níveis de colesterol elevado desde a nascença.
Leia Também: Alimentos que são uma 'bomba' contra o colesterol perigosamente elevado
Citada pelo jornal Daily Express, a associação British Heart Foundation afirma que os xantomas tendinosos no tendão de Aquiles são um importante sinal de alerta. Consistem em pequenas bolsas de material gorduroso que podem surgir quer nos joelhos, cotovelos e nádegas, como nos tendões das mãos e no tendão de Aquiles.
Embora não sejam um sintoma exclusivo desta condição, os xantelasmas, pequenas bolsas amareladas que aparecem em torno dos olhos, são também algo a ter em atenção.
Leia Também: Um copo desta bebida por dia baixa a tensão arterial, garante médico
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: HDL e LDL. O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL é conhecido como 'mau colesterol' e transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Evite este erro frequente de quem toma antibióticos